sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Evolução dos Computadores

1946:  é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). 
1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.
1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.
1990:  a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez.
2000:  após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.



Evolução do telefone celular

Antigamente, os celulares tinham o famoso apelido de 'tijolo'. Em 1947, começaram as teorias e as práticas, mas sem sucesso, pois a tecnologia não auxiliava. O objetivo era facilitar a comunicação entre as pessoas. O primeiro protótipo que foi criado, pesava 1 quilo e tinha aproximadamente 30 centímetros de altura. O nome do aparelho era DynaTAC, fabricado pela Motorola. Os anos foram passando e a tecnologia foi evoluindo. Na década de 90, as fabricantes já estavam prontas para fabricar celulares que não prejudicassem a coluna, mais portáteis. Não só aderindo a um peso melhor, outras tecnologias surgiram, como o 'sms', ou seja, a mensagem. Para as pessoas, tudo estava muito bom, estava tudo ótimo. Mas os fabricantes queriam mais. Com o passar do tempo, aderiram toques polifônicos, monofônicos, cores, tamanho menor, internet, multimídia, câmera, infravermelho, bluetooth, gps, internet 3g, mp3. O celular é algo que facilita muito a vida das pessoas, seja para tirar fotos, escutar músicas, localizar-se, ao mesmo tempo que fala, observar a pessoa com a tecnologia 3g, passar uma mensagem no meio da aula, o que é comum nos dias de hoje.